Na última quarta-feira, 2, o prefeito Sérgio Moraes, e a secretária de Turismo, Jaqueline Marques de Souza, receberam, no Salão Nobre do Palacinho, representantes da Associação de Turismo Rural de Santa Cruz. O encontro teve como objetivo buscar apoio da prefeitura para a realização de melhorias na infraestrutura em alguns pontos no interior do município, visando efetivar a inclusão de Santa Cruz na Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso. Também prestigiaram o encontro, o secretário de Serviços Públicos, Edson Kern, e os subprefeitos dos distritos de Monte Alverne, Boa Vista e Linha Santa Cruz.
Durante a reunião, o presidente da associação, Alexandre Guedes da Luz, expôs o roteiro, em um total de 620 quilômetros, chamado Caminhos Serras e Vales, que inicia no município de Lagoão, na região centro-serra, passando por Sinimbu, Venâncio Aires, Vale Verde, Rio Pardo e Encruzilhada do Sul. “Este roteiro já está cadastrado na Rede Brasileira, mas ainda não está implementado. Santa Cruz seria a base deste roteiro”, disse Alexandre, que citou outros exemplos de sucesso no Brasil, e que constam na mesma Rede Brasileira de Trilhas, como o Caminho da Fé, em São Paulo, e Caminho do Caravággio, no Rio Grande do Sul.
No roteiro do interior de Santa Cruz, em um total de 55 quilômetros, constam pousadas, cascatas, sítios, com a proposta baseada, segundo Alexandre, nos pilares da vivência de experiências, da sustentabilidade e da vivência multicultural. “Trata-se de uma viagem autoguiada, ou seja, o turista faz seu itinerário e contata antecipadamente os locais que deseja visitar”, explicou. Como sugestões aparecem o Sítio Pedagógico Rio Pardinho, Recanto Aroma dos Montes e Sítio Thomas Ecke, além de pontes centenárias, pousadas e cascatas.
Em sua manifestação, o presidente da associação apresentou ainda solicitações de melhorias em alguns pontos. “Não queremos recursos da prefeitura. Só precisamos da autorização para a demarcação do percurso, e que em alguns locais sejam revitalizados para melhor recebermos os trilheiros”, pediu Alexandre.
Em sua fala, o prefeito Sérgio Moraes elogiou pela iniciativa e garantiu que o município dará todo o apoio possível. “Temos condições, sim, de tornar Santa Cruz uma referência turística a nível nacional. Vamos fazer todos os reparos necessários para que este projeto seja implementado, o que contribuirá não só para o interior, mas também para movimentar a rede hoteleira e a gastronomia na cidade”, afirmou.
A secretária de Turismo, Jaqueline Marques de Souza, também garantiu apoio. “Parabenizo a todos pela iniciativa, que é de grande importância para o fortalecimento do turismo rural em Santa Cruz do Sul. A inclusão do município na Rede Brasileira de Trilhas vai muito além de um novo roteiro: é uma oportunidade real de impulsionar a economia local, valorizar nossas comunidades do interior e promover experiências autênticas de contato com a natureza, a cultura e a hospitalidade da nossa região”, assegurou a secretária.