“Uma comemoração saudável”, é dessa forma que um grupo de amigos gremistas e colorados, moradores de Passo do Sobrado gosta de comemorar o título do Campeonato Gaúcho. No último domingo,16, após o Internacional e Grêmio empatarem por 1 a 1, em um jogo pela volta da final do Campeonato Gaúcho, e com o agregado de 3 a 1, e o Inter faturar seu título de número 45 da competição, os gremistas puxaram a carroça com os colorados em cima, pelas ruas do centro da cidade.
A brincadeira que é organizada pela Banda Magia e já tem mais de uma década, conta com a participação de cerca de 50 torcedores colorados e gremistas da cidade. Ela ocorre sempre quando Grêmio e Inter se enfrentam em uma final de Gauchão, comenta Marília Frohlich, que é colorada.
“Eu não subo na carroça, minha função é ficar como porta bandeira eu vou no chão, ao lado carroça. Para puxar a carroça ou subir nela os grupos são fechados antes dos jogos, para ninguém se beneficiar e dizer depois que não irá puxar, ou até mesmo para ter uma quantidade significativa de pessoas dentro e fora da carroça, se não fica difícil. Mas, sempre é muito divertido, e para nós foi maravilhosa essa vitória depois de tanto tempo sem um título”, afirma.
O Grêmio buscava seu oitavo título seguido. Já o Inter tinha conquistado o estadual pela última vez em 2016. De família colorada, Janete Weber conta que é sempre emoção quanto o time do coração conquista um título.
“Não importa se a gente ganha todo ano ou leva tempo para ganhar, a emoção sempre é a mesma e a gente assim. Quem é de família colorada, que nem tem meu pai, são anos ali escutando no radinho dele quando acaba o jogo, que eu vou lá dar um abraço, festejar com ele e ele aos prantos de choro, de emoção, isso não tem preço, sabe? Então, esse título de domingo foi muito especial, porque eu lembrava muito no meu pai. Pensa, vai fazer 90 anos, e já fazia uns oito ou nove anos que a gente não ganhava um título. Foi muito emocionante, ele não conseguia falar e a emoção tomava conta”, afirma.