Na tarde desta terça-feira, 21, o prefeito de Passo do Sobrado, Edgar Thiesen, esteve reunido em seu gabinete com secretários municipais, com o vereador e presidente do Legislativo, Fábio Baierle e a Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Andrea Gabe, com técnico da EMATER e membros do Conselho da Agricultura e da Defesa Civil. O foco do encontro, foi a busca de alternativas com relação a estiagem que já vem assolando os produtores rurais, devido à falta de chuvas.
A estiagem já afeta diversas culturas existentes no Município, principalmente, a bacia leiteira, o gado de corte e as culturas de grãos, de horticulturas, safrinhas entre outras culturas.
Se a estiagem persistir nos próximos 15 dias poderá haver perdas irreversíveis, afirma o prefeito. “Nossas autoridades estarão monitorando toda a situação nos próximos dias, se necessário nos reuniremos novamente para averiguar quais medidas serão tomadas”, disse.
Três municípios do Rio Grande do Sul decretam emergência por estiagem
A falta de chuva e a severidade da estiagem neste início de ano resultaram na decretação de situação de emergência em três municípios do Rio Grande do Sul são eles: Arvorezinha, Santa Margarida do Sul e Manoel Viana. O primeiro registro no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), plataforma do Governo Federal que reúne e organiza os processos de gerenciamento de riscos, ocorreu em 7 de janeiro, por parte de Arvorezinha. Santa Margarida do Sul oficializou a situação em 13 de janeiro, e Manoel Viana fez o mesmo em 15 de janeiro.