A Prefeitura de Vale Verde divulga que a partir da quarta-feira, 21, estão liberadas, na Secretaria de Agricultura, as inscrições para castrações de cães e gatos, com prioridade para fêmeas, de forma gratuita.
O serviço será efetuado por meio de uma parceria do Município com o Governo do Estado, via Secretaria da Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social, com o Programa Melhores Amigos. Para o projeto, a Administração irá investir um montante a ser definido, enquanto o Governo do Estado repassou R$ 30 mil, que será investido nas esterilizações até dezembro deste ano. Inicialmente, será dado prioridade para famílias que recebam até cinco salários mínimos. As esterilizações devem começar neste mês de março.
A partir do momento em que uma quantia substancial seja feita ou não haja mais inscrições de cadelas e gatas, serão realizados os procedimentos nos cachorros e gatos. O planejamento desse processo vem sendo elaborado a muitas mãos desde 2021, com destaque para o prefeito Carlos Gustavo Schuch, vice-prefeito Ricardo Froemming, vereador e atual secretário de Agricultura Guilherme Ubatuba, secretário de Administração e Finanças Norton Stumm e secretário Emir Rosa da Silva.
Inscrições
Para se inscrever na Secretaria de Agricultura a pessoa não pode ter débitos com a Prefeitura e terá de assinar um termo de responsabilidade médico veterinário bem como informará seu nome, endereço, RG, CPF, renda, telefone para contato e especificar a espécie do animal (cão ou gato), quantidade, raça, sexo, pelagem, nome e idade. Quem quiser, também poderá fazer on-line pelo site da Prefeitura, na aba serviços. Um cartão de vacinação também deverá ser preenchido depois do procedimento.
Cada família terá direito, inicialmente, à castração de um cachorro e um gato ou dois da mesma espécie. Posteriormente, poderão ser castrados mais animais de uma mesma família, a depender da quantidade de inscritos.
A Prefeitura emprestará caixa para transporte do animal, desde que a pessoa assine um termo se comprometendo a entregar da mesma forma que encontrou. Ou seja, o munícipe ficará responsável por levar o seu cão ou gato até a clínica.
A data dos procedimentos será marcada e a clínica veterinária comunicada aos proprietários dos animais assim que houver o cadastro de, no mínimo, cinco animais e os demais trâmites estiverem concluídos. Se houver mais inscritos do que vagas para o procedimento naquele mês, os animais ficarão em uma lista de espera. Geralmente, serão 10 animais por dia, sendo cinco por turno, nas terças-feiras, até que se chegue ao número máximo de 160 castrações.