terça-feira, abril 23, 2024
InícioEdição em TextoEducação a distância: Conheça os principais mitos sobre a modalidade

Educação a distância: Conheça os principais mitos sobre a modalidade

Desde que foi regulamentada no Brasil, em 1996, a Educação a Distância cresceu exponencialmente. Conforme os dados mais recentes do Ministério da Educação, divulgados no último Censo da Educação Superior, em 2022, mais de 3 milhões de pessoas ingressaram em cursos de graduação a distância. Embora os números demonstrem os avanços da modalidade, muitos ainda têm dúvidas sobre o EAD e sua eficiência.

- Publicidade -

Diante disso, a coordenadora do Polo EAD do Senac Santana do Livramento, Mariela Pérez Moraes de Elguy, desmistificou os principais tabus sobre o ensino a distância. Confira:

No EAD o aluno não tem apoio ou suporte, não há como tirar dúvidas.

Nos cursos a distância do Senac, o estudante terá um tutor ativo e acompanhamento de desempenho durante toda a formação. Ele não está sozinho em nenhum momento e pode elucidar todas as questões que surgirem.

- Publicidade -

O diploma é diferente do presencial ou o diploma não é reconhecido pelo MEC

O diploma do curso EAD possui o mesmo valor e certificação do presencial, inclusive, a modalidade de ensino nem é citada no certificado. Os cursos do Senac são todos reconhecidos pelo MEC, com validade em todo o território nacional.

A qualidade do ensino-aprendizagem é inferior ao do presencial

- Publicidade -

A qualidade do curso não está atrelada a sua modalidade e sim ao conteúdo, a metodologia de ensino, aos docentes e suporte da instituição. E, no Senac, contamos com corpo docente capacitado, ciente das necessidades do mercado. E as aulas são preparadas pensando em entregar conteúdo da melhor qualidade possível.

Os cursos não são reconhecidos no mercado de trabalho

O mercado de trabalho reconhece os profissionais pelas suas habilidades e competências. E os alunos do Senac, por serem oriundos de uma instituição de tradição e excelência reconhecidas, já se formam com destaque no mercado.

Mariela comenta que a ideia de que os cursos a distância são “mais fáceis” ou com “menos exigências” surge do pensamento de que não há um professor presencial para cobrar os trabalhos dos estudantes. No entanto, ela explica que “o aluno do EAD precisa ter autonomia, disciplina e organização para dedicar-se e estudar todo o material disponível na plataforma”.

Além disso, ela enfatiza que o EAD é uma forma de democratizar o acesso à educação, uma vez que permite estudar sem sair de casa, em horários flexíveis e com valores acessíveis.

E para quem deseja ingressar na modalidade EAD, o Senac Santana do Livramento oferece diversas opções de cursos técnicos nas áreas de Comércio, Design, Gestão, Meio Ambiente, Segurança, Tecnologia da Informação. Para saber mais e se inscrever, os interessados devem acessar o site. Mais informações também podem ser obtidas pelo telefone (55) 3244-4253 ou pelo WhatsApp (55) 98438-6053.

Fonte: Fecomércio-RS

- Publicidade -
MATÉRIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

ÚLTIMAS