MERCADO DE TRABALHO: Feira de Oportunidades reúne mais de duas mil pessoas

Feira de Oportunidades reúne mais de duas mil pessoas
Evento promovido pela Univates buscou aproximar alunos e diplomados do mercado de trabalho

LAJEADO – Com o objetivo de aproximar empresas da região a estudantes e diplomados da Univates, a Instituição promoveu nesta terça-feira, dia 4, a Feira de Oportunidades. O momento contou com a participação de mais de dois mil participantes, além de 27 empresas do Vale do Taquari e uma palestra sobre o mercado de trabalho com profissionais da Dell. O momento, organizado pela Central de Carreiras da universidade, integrou a programação da Semana Acadêmica do Centro de Gestão Organizacional (CGO), mas esteve voltado a todos os cursos.

No hall da Biblioteca da Univates, interessados puderam entregar currículos e conferir as vagas de emprego disponíveis. “A ideia do evento é possibilitar que alunos e diplomados conversem diretamente com o setor de Recursos Humanos (RH) de empresas de diferentes áreas”, ressalta a coordenadora da Central de Carreiras, Sabrina Weizenmann. O propósito, conforme as estudantes de Engenharia Civil e Engenharia Ambiental, Carolina Bernhard e Larissa Dullius, respectivamente, foi atingido. “Esse é um ótimo momento para conhecermos as empresas da região e vermos as oportunidades na nossa área. Muitas vezes achamos que não há vagas relacionadas à nossa profissão em determinada empresa, mas conversando com elas vimos que estávamos errados”, afirma Carolina. Larissa completa ao ressaltar que o contato direto é muito importante para ampliar a visão dos locais de atuação.

A Feira de Oportunidades seguiu com oficinas sobre currículo, expectativas de carreira, mudanças no mercado de trabalho e uma roda de conversa com jovens empreendedores. Além disso, no Teatro Univates, a Consultora de Recursos Humanos, Adeline Silva; a Consultora de Treinamento e Desenvolvimento, Luciana Campello e a Analista de Aquisição de Talentos, Gabriela Dutra, profissionais da Dell, abordaram planejamento de carreira e mercado profissional com foco na empresa.

Networking faz a diferença

Conforme Luciana, para um bom Planejamento de Carreira é necessário três passos: avaliar, planejar e agir. “Parece difícil planejar, mas se pensarmos nele durante toda a nossa experiência profissional, e não só no início, será mais tranquilo”, destacou durante a palestra. Entre os pontos importantes da fase da avaliação, a consultora avaliou a busca por uma profissão que deixe a pessoa feliz. “Não estou dizendo que vocês serão felizes sempre, faz parte temos momentos ruins profissionalmente para acharmos a melhor posição, mas a felicidade deve ser um dos objetivos principais”, conclui.

Outro destaque, conforme as profissionais, é a avaliação da marca pessoal, fazendo menção a como as pessoas que convivem conosco nos enxergam. “As interações ocorrem o tempo inteiro. O que eu posso fazer é pensar sobre os legados que deixo. Isso tem muito a ver com desenvolvimento de carreira, porque está relacionado a networking e ao local no qual quero chegar”, afirma Luciana, salientando que a maior parte das mudanças profissionais ocorrem por meio de networking.

Bate-papo sobre carreira

O final da noite também contou com um momento especial organizado pelo Conexão, programa de relacionamento voltado aos diplomados da Univates. Na Sala de Empreendedorismo da Univates, no Prédio 2, as palestrantes tiveram uma conversa mais próxima com diplomados recém-formados sobre o mercado profissional. “Achei essa atividade muito legal, porque muitas pessoas não sabem como conseguir contato com as empresas e saber quais vagas estão disponíveis. Essa conversa na Feira de Oportunidades é sensacional. Já o bate-papo com as profissionais da Dell foi muito interessante por ser um momento mais próximo para tirar dúvidas”, afirma Bruno Rangel de Quadros, diplomado do Técnico em Segurança do Trabalho.

Para as amigas Magda Portaluppi Possebon, Ana Paula Becker e Karine Doebber, diplomadas do curso de Ciências Contábeis, a oportunidade também permite que elas se reúnam e revejam a universidade. “Já estávamos com saudades”, declara Magda.

Texto e fotos: Ana Amélia Ritt

%d blogueiros gostam disto: