dom. nov 18th, 2018

Entidades e fumageiras reúnem-se em Santa Cruz do Sul

A Comissão de Representação dos Produtores de Tabaco reuniu-se esta semana com as fumageiras (dias 04 e 05 de setembro), na sede da Afubra, em Santa Cruz do Sul. A reunião marcou a divulgação dos números finais sobre a safra passada e os primeiros alinhamentos para a safra 2018/2019.
“O mercado internacional está focado no Brasil em tabacos maduros com qualidade. Pensando neste mercado e nesta produção, a representação dos fumicultores entende que, para chegarmos neste produto, é muito importante a condução da lavoura desde o plantio. Como estamos no início da safra 2018/2019, se faz necessário discutir amplamente a orientação técnica com cada empresa, qual o modelo de assistência usada e se esta orientação atinge o resultado do produto que o mercado necessita”, explica a Comissão. Outro ponto abordado foi a recomendação de que os produtores realmente plantem somente o que foi registrado com sua empresa fumageira integradora. “Precisamos sempre adequar a oferta ao mercado”.
Também foi debatida a participação das classes, subclasses e tipos na classificação do pé de tabaco. “Avaliamos a participação das classes (X, C, B e T), subclasses (O, L, R e K) e tipos (1, 2 e 3), com a preocupação de que o fumicultor não seja prejudicado na hora de comercializar sua safra”, revela a Comissão. Uma próxima rodada de reuniões será marcada para dar seguimento ao assunto.
As reuniões ocorreram de maneira individual com cada empresa fumageira e a Comissão de Representação dos Produtores de Tabaco, formada pela Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Federações dos Sindicatos Rurais (Farsul, Faesc e Faep) e Federações dos Trabalhadores Rurais (Fetag, Fetaesc e Fetaep).

NÚMEROS SAFRA 2017/2018
Os números finais da safra 2017/2018, nos três estados do Sul do Brasil, apontam uma produção de 685.983 toneladas, em uma área de 297.460 hectares e uma produtividade média de 2.306 quilos/hectare. O preço médio por quilo ficou em R$ 9,15, com um faturamento total de R$ 6.278.431.841,00.

%d blogueiros gostam disto: